Prefeitura entrega Polo de Oncologia com três vezes maior capacidade de atendimento

Polo de Oncologia de Macaé está instalado na Rua Antero Perlingeiro, 76, com funcionamento das 8h às 18h

Por
8 3 Min

Ana Chafin

A Prefeitura de Macaé entregou nesta segunda-feira (30) o Polo de Oncologia, que está instalado na Rua Antero Perlingeiro, 76, com funcionamento das 8h às 18h. Participaram da inauguração o prefeito Welberth Rezende; o Secretário Municipal de Saúde, Lucas Dias Rodrigues; as Secretárias Executivas de Atenção Básica, Simone Sales; de Alta e Média Complexidade, Natália Antunes, o coordenador do polo, Anderson Rangel, outros secretários e gestores e os vereadores Leandra Lopes; Mayara Rezende; Denis Madureira e Liomar Queiroz.

 

 

O prefeito Welberth Rezende pontuou o avanço da gestão no trato ao paciente oncológico. “Aqui teremos um atendimento três vezes maior, com mais humanização e dignidade. Hoje estamos entregando amor, acolhimento, mais vida para as pessoas”, avaliou, externando a busca pela disponibilização do serviço de radioterapia. O secretário de Saúde, Lucas Dias Rodrigues, observou que a nova sede representa um avanço importante para o município, ao oferecer uma estrutura mais ampla que contribui para o fortalecimento da capacidade de atendimento, a ampliação dos serviços disponíveis e a melhoria no acolhimento dos pacientes já cadastrados. Segundo ele, o espaço também possibilita a inclusão de novos usuários que precisam de acompanhamento oncológico. “Quando você atende um paciente oncológico, você atende a família toda. O paciente chega no Polo e é atendido imediatamente porque zeramos a fila”, detalhou. O coordenador do Polo de Oncologia, Anderson Rangel, enalteceu que a gestão atua com foco em um atendimento cada vez mais humanizado, ressaltando que, na nova sede, a assistência será ainda mais qualificada, inclusive com melhores condições de acolhimento para os familiares dos pacientes. “Aqui no polo falamos de amor, de saúde, de vida. Macaé é referência em oncologia”, disse. Nova estrutura fortalece o cuidado multiprofissional Com a entrega da Nova Sede do Polo Municipal de Oncologia, haverá um aumento no atendimento ao Paciente Oncológico nos Grupos de Acolhimento, Mente Ativa e Terapia, marcação de Consultas e Exames, especialidades Assistente Social, Dermatologista, Fisioterapeuta, Nutrição, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Oncologia Clínica, além das atividades de farmácia. O cadastro de oncologia possui cinco mil pacientes, sendo 3.500 em tratamento ativo e 1.500 em acompanhamento anual. A nova sede do Polo tem capacidade de acolher 31% a mais em atendimento, e pode alcançar quantitativo de até 6.650. Na terça-feira (31), às 10h, será inaugurada a Clínica da Mulher na Rua Teixeira de Gouveia, 1039.
Já na quarta-feira (1º), também às 10h, será a vez da inauguração da Clínica da Obesidade na Rua Antero Perlingeiro, 47.
FONTE: Prefeitura de Macaé