Habite-se e ISS em São Paulo: mudança real ou apenas de forma?

Lei nº 18.270/2025 atende decisões do STF e do TJ-SP que consideravam ilegal a coação ao pagamento

Por
0 1 Min
A Lei nº 18.270/2025, editada pelo Município de São Paulo, trouxe uma alteração aguardada pelo setor da construção civil: a desvinculação formal entre a emissão do Habite-se e a quitação do ISS no município. Na prática, a prefeitura deixou de condicionar o Certificado de Conclusão ao pagamento do imposto apurado com base na pauta fiscal, uma exigência que o STF e o Tribunal de Justiça de São Paulo já haviam declarado ilegal, por configurar coação indireta ao pagamento do tributo. Leia mais (05/07/2026 - 07h00)
FONTE: https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/blogs/que-imposto-e-esse/2026/05/habite-se-e-iss-em-sao-paulo-mudanca-real-ou-apenas-de-forma.shtml