Durigan: Subsídio ao diesel dispensa adesão de todos os estados
União vai subsidiar R$ 0,60 do combustível somente daqueles estados que toparem fazer parte da estratégia para mitigar os efeitos do conflito no Irã
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira (31) que não há necessidade da adesão total dos governadores à subvenção de R$ 1,20 na importação do diesel para implementar a medida. Conforme mostrou o CNN Money, a pasta cogitava subsidiar R$ 0,60 do combustível somente daqueles estados que toparem fazer parte da estratégia para mitigar os efeitos do conflito no Irã. “Não precisa de unanimidade. Eu gostaria que tivesse unanimidade para que a gente fizesse o quanto antes sem qualquer tipo de ruído”, declarou a jornalistas. Fazenda cogita manter subsídio ao diesel mesmo sem adesão total dos estados Farinha de trigo pode subir em São Paulo já a partir de abril Subvenção do diesel: SE, SC e RS confirmam adesão para baratear combustível Segundo ele, o governo federal está próximo de alcançar a unanimidade entre os 27 estados, mas que há de dois a três governadores “titubeando”. Durigan disse também que a medida provisória deve ser publicada ainda nesta semana. “A gente está chegando muito próximo de ter todos ou praticamente todos os governadores dos estados aderindo com a lógica de que estamos trabalhando juntos, de modo que a gente consiga minimizar custos e a pressão no preço do combustível”, afirmou. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe já formalizaram a adesão à subvenção de R$ 1,20 na importação do diesel proposta pelo governo federal. São Paulo, por sua vez, ainda não formalizou se irá aderir ou não à medida mas, segundo informou a CNN, o estado deve aceitar a proposta de subvenção federal. A medida prevê a concessão de subvenção econômica no valor total de R$ 1,20 por litro de óleo diesel importado, composta por contribuição da União no montante de R$ 0,60 por litro e dos estados e do Distrito Federal no mesmo valor por meio de dedução mensal no Fundo de Participação dos Estados (FPE).
FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/durigan-subsidio-ao-diesel-dispensa-adesao-de-todos-os-estados/